sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ORIGEM DA HÓSTIA CONSAGRADA

A palavra " hóstia" , do latim hostia, quer dizer " vítima".
Originariamente era o animal imolado ao sacrifício. Na Antiguidade, segundo alguns historiadores, chamava-se Hóstias ao ser que se oferecia a uma divindade, nos ofícios religiosos.
Na Grécia antiga, o cordeiro era o animal ou a hóstia que se costumava imolar em honra aos deuses.
Mais tarde, após o sacrifício de Jesus Cristo em Jerusalém, a Igreja Católica teve a ideia de aplicar o termo Hóstia  a Jesus, que se deixou imolar para a salvação dos homens. Passou então,Jesus Cristo a ser a vítima que se sacrificou pela humanidade.
Nas missas, em homenagem sagrada a Cristo, continuaram os sacrifícios,sob uma forma mística.No inicio da Idade Média, alguns sacerdotes, dando especial relevo ao ato religioso em que o corpo e o sangue de Cristo estão representados por pão e vinho, introduziram na cerimônia da Comunhão uma partícula de pão ázimo, isto é, sem fermento. Lembrava a vitima que dera o seu sangue para salvar a humanidade. Chamou-se por isto, Hóstia a essa partícula de pão, delgada, redonda, que tem impresso em um dos seus lados um emblema religioso, geralmente uma cruz.
Desde o século XII, a Hóstia tem a forma circular.



A Hóstia é feita de farinha de trigo sem nenhuma mistura de fermento. Sua fabricação era privilégio da Igreja Católica. Mais tarde,no século XIV, mais ou menos no ano de 1375, qualquer pessoa podia fabricar hóstias. Por determinação do Papa, o comércio pode fabricá-las.
As Hóstias destinadas aos padres são maiores que as reservadas aos fiéis.

O pão de maior significado litúrgico para o rito eucarístico é o pão ázimo. A produção desse  pão  ainda é feito de forma artesanal em algumas localidades, mas já existem máquinas para facilitar o processo.A fabricação artesanal é realizada principalmente por religiosos em geral em mosteiros, através de monges ou freiras, onde o corte pode ser feito com tesoura, uma a uma.

No processo industrial, realizado por empresas privadas ou organizações religiosas, são produzidas hóstias de dois tamanhos: 3 centímetros de diâmetro pesando 0,6 gramas, para os fiéis, e 7,8 centímetros, para os sacerdotes.
Vale lembrar que quando o pão está na condição de não-consagrado, é denominado de partícula.

Baseado em  Curiosidades...........Valmiro Rodrigues Vidal....1963

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////




























































7 comentários:

  1. Gostei da explicação. Grata pela atenção. ❤🕊

    ResponderExcluir
  2. A HÓSTIA JAMAIS FOI, NEM SERÁ A SANTA CEIA DO SEDNHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendeu isso na sua seita protestante? A "ceia"da sua seita ralé é feita com suquinho de uva e tem até bundalelê.

      Excluir
    2. Isso minha irmã (ou irmão), você tem toda razão. A hóstia Consagrada é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, ou seja, o PRÓPRIO Jesus Cristo, a Santa Missa é o Santo Sacrifício do Calvário, ao passo que a ceia nas igrejas protestantes é apenas uma representação, um teatro, nada mais. A Igreja Católica tem sucessão Apostólica, pode estudar, a história mostra isso, as igrejas protestantes tem sucessão no lunático Lutero, pode estudar.

      Excluir
    3. Quase todo protestante, é um imbecil absolutista.
      Comem pão e suco de uva, e vem criticar os ritos da Santa Igreja.

      Excluir
    4. Jamais. De certa forma o artigo até esclarece: "Chamava-se Hóstias ao ser que se oferecia a uma divindade". "Na Grécia antiga, o cordeiro era o animal ou a hóstia que se costumava imolar em honra aos deuses".Ou seja, um serviço tomado dos ritos pagãos. Um rito pagão.

      Excluir
  3. Gostei e gosto de saber sempre mais. Obrigado.

    ResponderExcluir