sábado, 11 de abril de 2015

A FANTÁSTICA TORRE DE PISA

A famosa Torre inclinada de Pisa tem forma cilíndrica e oblíqua. A sua construção exigiu cerca de 178 anos de trabalho, pois teve início em 1172 para ser concluída em 1350. O primeiro arco foi terminado em agosto de 1173. É obra dos arquitetos Bonnano Pisanno e Guilherme de Innsbruk. Diz-se que mede 55 m de altura.
Pisa é uma cidade italiana rodeada de muralhas com um perímetro de 10 quilômetros. Aí residiram os Médicis. No império de Augusto recebeu a cidade os direitos de município.
Uma comissão, nomeada para estudar o fenômeno de sua inclinação, em relatório que apresentou, admitiu não  ter podido descobrir as razões pelas quais essa Torre se inclina periodicamente. Acentuou-se a sua inclinação em meados do século XIX, mas o primeiro alarme foi dado, em 1907,por três engenheiros napolitanos. A essa época verificaram os peritos que se haviam inclinado cerca de sete centímetros. O famoso edifício, em 365 dias, segundo dois engenheiros norte-americanos, inclina-se sete décimos de milímetro. A inclinação já ultrapassa 4 metros e trinta centímetros.
A célebre Torre de Pisa existe há muitos séculos e é uma das maravilhas da Idade Média.
Dois engenheiros da Universidade de Chicago chegaram à conclusão de que ela cairá em 400 anos.
A  engenharia moderna, na tentativa de salvar a relíquia de Pisa, vem dando injeções de cimento nas bases da Torre. Em 1928, fizeram-se 360 furos no anel da fundação.
Diz-se que a inclinação,mais de 1 m da perpendicular e 4,26 m a partir da vertical, é produzida por um desequilíbrio no solo. Verificou-se que o terreno em que se ergue a Torre é extremamente arenoso. Uma comissão de engenheiros,estudando os alicerces do histórico edifício, viu na qualidade do solo a causa dessa inclinação.
A Torre de Pisa começou a pender durantes os primeiros cinquenta anos de sua construção. Dai o aspecto da metade superior de forma curva que assim foi feita para fortalecer o lado oposto ao ângulo de inclinação.
Segundo outras fontes, embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.

A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A Torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.
A Torre de Pisa é uma obra de arte em mármore branco, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A construção do primeiro andar começou no dia 9 de agosto de 1173, um período de sucesso militar e prosperidade. Este primeiro andar é uma arcada "cega" articulada por colunas clássicas coroadas com capitéis coríntios.

A Torre começou a inclinar-se após a progressão de construção para o terceiro andar em 1178. Isto deveu-se a uma fundação de meros três metros sobre um subsolo fraco e instável, um projeto que falhou desde o início. A construção foi posteriormente paralisada por quase um século, porque o Pisanos estavam continuamente envolvidos em batalhas com GenovaLucca e Florença. Este tempo permitiu ao solo subjacente ajustar-se. Caso contrário, a torre de Pisa quase certamente teria sido derrubada. Em 1198 os relógios foram temporariamente colocados no terceiro andar da construção inacabada.
Em 1272 a construção foi reiniciada por Giovanni di Simone, arquitecto do Campo Santo. Em um esforço para compensar a inclinação, os engenheiros construíram andares com um lado mais alto do que o outro. Isso fez a torre começar a inclinar-se em outra direção. Devido a isso, a torre é realmente curva. A construção foi interrompida novamente em 1284, quando os Pisanos foram derrotados pelos Genoveses, na Batalha de Meloria.
O sétimo andar foi concluído em 1319. A sino-câmara acabou por não ser adicionada até meados de 1372 e foi construída por Tommaso di Andrea Pisano, que conseguiu, por sua vez, harmonizar os elementos góticos da sino-câmara com o estilo românico da torre. Há sete sinos, um para cada nota da escala musical. O maior deles foi instalado  no ano de  1655.
Depois de uma fase de reforço estrutural (entre 1990-2001), a torre está  em fase de restauração gradual da superfície, a fim de reparar os danos visuais, devidos principalmente à corrosão e escurecimento. Estes são, particularmente, os pontos mais problemáticos, devido à idade da torre e à sua particular exposição ao vento e à chuva (corrosão).

Fontes: Curiosidades....Valmiro Rodrigues Vidal.... volume Um
                Wikipédia.........
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário