sexta-feira, 6 de junho de 2014

VÍRUS MORTAIS

   OS VÍRUS MAIS MORTAIS DO MUNDO

Meu objetivo é mostrar através dessas reportagens, quais as doenças fatais causadas por vírus em todo o mundo. Ainda hoje, em determinados casos, muitas pessoas não acreditam que possam ser mortais e nem se preocupam com as vacinas existentes para evitar tantas mortes.
Vamos conhecer as dez doenças mais mortais do mundo?

_ Gripe Aviária (H7N9)



A última variante desta doença é muito mais mortal do que a gripe normal e teve origem na China. O país, por sua vez, parece ter sido berço de outras variantes da doença nos últimos anos. O contágio ocorre normalmente pelo contato com aves vivos, em geral galinhas e frangos. É possível contrair a condição se permanecer em um local úmido onde antes viviam estes animais. Por sorte o vírus não é transmissível pelo ar. O governo chinês informou que 136 pessoas foram infectadas em 2014 e 45 delas não resistiram. 
Uma nova estirpe de vírus de gripe das aves, designada H10N8, que infectou até agora apenas duas pessoas na China, vitimando uma mulher de 73 anos enquanto uma outra se encontra hospitalizada em estado crítico, já está a preocupar os especialistas.

Há dias, as autoridades chinesas confirmaram um segundo caso humano de infecção pelo vírus da gripe das aves H10N8, que fora reportado pela primeira vez em Dezembro de 2013. E segundo uma análise genética do H10N8 vindo de uma amostra biológica da vítima mortal, publicada na revista médica The Lancet desta quarta-feira, o vírus é uma recombinação de outras estirpes de gripe das aves, incluindo uma, a H9N2, que é relativamente bem conhecida por infectar as aves de criação na China.

O novo vírus surgiu enquanto um outro vírus de gripe aviária frequentemente mortal, o H7N9, já infectou pelo menos 286 pessoas na China, Taiwan e Hong Kong, matando cerca de 60.

Mingbin Liu, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da cidade de Nanchang, e colegas, escrevem ainda que aquela primeira vítima foi hospitalizada com febre e uma pneumonia grave a 30 de Novembro. E que, apesar de ter sido tratada com antibióticos e antivirais, o seu estado degradou-se rapidamente e morreu nove dias depois do início dos sintomas.


 Ebola

  • Micrografia eletrônica colorida de transmissão (TEM) obtida pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) em Atlanta, Estados Unidos, revela um pouco da morfologia ultraestrutural exibida por uma partícula viral do vírus.

  • Uma doença extremamente letal. Mata entre 70% a 90% dos infectados, dependendo do tipo do vírus. Causa febre, dores na cabeça e musculares, vômito, diarreia, hemorragias internas e externas e falência múltipla dos órgãos. Desde que foi descoberto, em 1976, o vírus já matou 1.600 pessoas, todas elas em países africanos. Somente neste ano, 80 já morreram na Guiné. A doença é capaz de matar em poucos dias, o que contribui para a redução do contágio, já que o vírus é tão forte que incapacita o paciente de se locomover, espalhando-o por outras aldeias.
  • O vírus foi batizado com esse nome por ter sido identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo (antigo Zaire), perto do rio Ebola. É considerado uma ameaça para a saúde global e até mesmo um possível agente de guerra biológica.

_ Raiva


HEMATÓFAGO DESMODOS ROTUNDUS

Esta doença é normalmente transmitida por animais como cães, morcegos, guaxinins, gambás e grande parte dos mamíferos. É de fácil prevenção a partir de vacinas aplicadas durante a infância ou logo após o contágio. Entretanto, se não for tratada com rapidez, a taxa de mortalidade chega muito perto de 100%. O vírus ataca o sistema nervoso central, o que pode levar a vítima a ter ataques de violência. Ela também provoca dores intensas, levando o paciente ao coma e ao óbito em seguida.  






Sarampo

É uma doença típica da infância e que muitas pessoas não consideram grave. Entretanto, mais de 120 mil crianças morrem por ano por conta dela. É um vírus extremamente contagioso que provoca febre alta, coriza, tosse carregada e enfim as famosas manchas vermelhas pela pele. Em casos graves pode levar a pneumonia ou desidratações decorrentes de diarreia, levando a vítima à morte. As campanhas de vacinação contra o vírus começaram em 1980. Antes disso, estima-se que 2,6 milhões de pessoas por ano morriam por conta do Sarampo.


O sarampo está bem controlado no Brasil, mas na Europa continua sendo um problema sério.  A vacina é dada geralmente aos nove meses de idade e a segunda dose aos 15, porém, muitos só tomam a primeira. Por isso, prevenir-se é fundamental", ressalta Jessé Reis Alves, infectologista.

_Febre Amarela

Trata-se do primeiro vírus descoberto pelo ser humano. A doença tem incidência principalmente em zonas tropicais como África e América do Sul. Sua taxa de mortalidade foi reduzida (estima-se que 85% dos infectados se salva), porém nos séculos 18 e 19 esta era a praga mais mortífera do mundo. Um dos culpados pelo contágio é a fêmea do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da Dengue. Seus sintomas, a princípio, não são tão diferentes de outras doenças mais comuns. Causa febre, náuseas, dores musculares. Nos casos letais, o vírus causa insuficiência renal e amarelecimento dos olhos e da pele, dando origem assim ao seu nome. Ainda não foram descobertas curas ao vírus, somente aos seus sintomas. 

Aëdes aegypti,  está presente em 3600 municípios brasileiros, incluindo o do Rio de Janeiro. No Brasil, não ocorre transmissão da dessa doença  em cidades desde 1942, mas a possibilidade da transmissão em áreas urbanas existe desde da reintrodução do Aëdes aegypti no país .
Não está havendo transmissão nas cidades, porém todas as regiões do país possuem áreas (zonas rurais, regiões de cerrado, florestas) onde há risco de transmissão da febre amarela. Nestas áreas, a infecção é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus (principalmente) e o ciclo do vírus é mantido através da infecção de macacos e da transmissão transovariana  no próprio mosquito. O vírus da febre amarela circula em todos os municípios das regiões Norte, Centro-Oeste (incluindo o Distrito Federal). Também circula em numerosos municípios das regiões Nordeste (no Maranhão, em todos), Sudeste e Sul. Em parte dos municípios dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo embora não esteja ocorrendo circulação viral, existem condições que podem permitir a eventual transmissão dessa doença.

Febre amarela: áreas de risco no Brasil 

RegiãoEstado
Norte*Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins
NordesteBahia, Maranhão e Piauí
Centro-Oeste*Goiás  (incluindo Brasília - DF), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
SudesteEspírito Santo, Minas Gerais (todos, incluindo Belo Horizonte) e São Paulo
SulParanáRio Grande do Sul e Santa Catarina



_Vírus H5N1 modificado...INFLUENZA



Na realidade é um outro tipo do vírus detectado em Hong Kong em 1997. Em seu habitat natural (pássaros) a doença não aparentava ser tão perigosa em comparação aos outros tipos do vírus. Entretanto, cientistas holandeses coletaram algumas amostras para investigar possíveis curas e descobriram o lado mortal do vírus. Ao modificarem a doença para que ela fosse transmissível pelo ar, a colocaram em contato com furões (animais com o sistema imunológico muito semelhante ao do ser humano) e todos, sem exceção, adoeceram e morreram logo depois. O vírus está confinado em laboratório e ainda não há uma cura caso ele seja liberado no ar.

__Varíola



O vírus que causa esta doença é conhecido desde 10.000 a.C. Ao longo da história foram desenvolvidos diversas tentativas de cura que até tinham uma certa eficácia, mas não foram o bastante para baixar a mortalidade de 50% e evitar as horríveis cicatrizes que cobriam a pele dos sobreviventes. Felizmente, no século 18, o médico inglês Edward Jenner descobriu que os granjeiros que trabalhavam no campo contraíam um tipo mais leve do vírus e logo se tornavam imunes. Após testes, conseguiu criar uma vacina contra a Varíola , mas ainda  hoje a doença  não está  praticamente extinta.

_Aids



O vírus da imunodeficiência humana é transmitido através do contato sexual sem proteção, compartilhamento de agulhas e de fluidos corporais, desde a amamentação de bebês até acidentes onde pessoas sofram cortes e seus sangues entrem em contato. A doença por si só não mata, mas deixa debilitado o sistema imunológico do ser humano, permitindo que qualquer outra doença  atinja o paciente com muito mais força. Felizmente existem casos em que pessoas portadoras do vírus não desenvolvem a síndrome e vivem normalmente. Além disso, pesquisas recentes conseguiram aumentar a expectativa de vida dos pacientes e em alguns casos o vírus foi eliminado completamente do organismo.



Gripe Espanhola de 1918



A Gripe Espanhola foi uma epidemia de proporções nunca antes vista. Surgiu no estado norte-americano do Kansas, apesar de se imaginar por muito tempo que sua origem seria na Espanha, justificando assim seu nome. Estima-se que entre 3% a 6% da população mundial tenham morrido por conta do vírus, um número próximo de 100 milhões de pessoas na época. Em 2001 uma equipe de investigadores encontrou no Alaska um corpo congelado de uma nativa que havia sido infectada em 1918. O grupo conseguiu reativar o vírus e hoje é utilizado para criar novas vacinas.




PREOCUPAÇÃO COM A COPA DO MUNDO

Especialistas estão muito preocupados com a Copa do Mundo no Brasil esse ano. por mais que haja prevenção, serão milhares de visitantes em nosso país e  sem que se possa saber as verdadeiras condições de saúde de cada um deles. É sabido que em muitos países, não existe essa preocupação de estar em dia com as vacinas e em outros, nem vacinação tem. E o nosso povo também, não se preocupa tanto com determinados tipos de vacinas e não se previne mesmo.

_DSTs

Não há como negar que o evento também vai estimular o turismo sexual. O infectologista adverte que, na página do Ministério do Turismo, há uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) com 4.000 torcedores que aponta este perfil: maioria de público masculino,  na faixa etária entre 25 e 50 anos e que viaja sozinho.
"A exposição sexual é maior e é algo que tem de ser pensado. No caso da hepatite B, há vacinas, inclusive gratuitas. Para as demais doenças, o ideal é mesmo o uso de preservativo", aconselha.

A camisinha não protege contra todas as DSTs. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem causar feridas em regiões não cobertas pelo preservativo. Mas é importante frisar que a camisinha, ainda assim, é o melhor método para evitar as DSTs - inclusive a Aids - impedindo o contato com sangue, esperma e secreção vaginal. Se utilizada corretamente, o preservativo diminui o risco de contágio para 5% Leia mais Ayrton Vignola/Folha Imagem.


CHIKUNGUNYA: desconhecida no país, é transmitida aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes e causa uma doença com sintomas semelhantes aos da dengue. Manifesta-se com uma fase febril aguda que dura de dois a cinco dias, seguida de uma doença prolongada que afeta as articulações das extremidades. Uma parte dos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre seis meses e um ano. "Este vírus está bastante presente na Ásia e apareceu com força no Caribe. Já tivemos casos no Brasil, de pessoas que viajaram. Corremos riscos se recebermos pessoas infectadas. Apesar de ser mais arrastada e debilitante, no início ela lembra a dengue, por isso preocupa, pois os profissionais da saúde podem confundi-las", alerta o infectologista Jessé Reis Alves, responsável pelo Check-up do Viajante do Fleury Medicina e Saúde .
O infectologista Jessé Reis Alves, responsável pelo Check-up do Viajante do Fleury Medicina e Saúde, ressalta que vamos importar e exportar doenças infecciosas. "Não falo apenas dos estrangeiros que chegarão, mas dos brasileiros que irão se locomover para acompanhar os jogos. O turista de fora vem alertado, já o brasileiro,muitas vezes, se esquece que em algumas áreas do país existe risco de febre amarela e malária, por exemplo".
"Quando pensamos em eventos de massa como a Copa do Mundo, pensamos também num possível potencial de disseminação de doenças. Não quero difundir o pânico, mas alertar para esse problema", afirma o infectologista. 
Para evitar problemas, o médico recomenda alguns cuidados, desde ficar atento ao local onde se vai comer até estar em dia com as vacinas para casos de surtos que podem vir de outros Estados e de outros países. Além disso, como o período é propício para se contrair gripe e resfriado, é importante lavar as mãos com mais frequência. 
As recomendações são para todos, mas especialmente para o público que terá um contato mais direto com os turistas, como motoristas de táxis, funcionários de hotéis, restaurantes e pousadas, além de pessoas que trabalharão nos estádios e na organização do evento, por exemplo.
O infectologista dá o exemplo de torcedores que irão assistir aos jogos em Manaus e aproveitar para conhecer a floresta. Além de usar repelentes,é preciso vacinar-se até dez dias antes da viagem. Vale ressaltar que gestantes, bebês com menos de seis meses e pacientes com doenças que diminuem a imunidade não podem receber a vacina. O mapa com as localidades para as quais a vacina contra febre amarela é recomendada pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde. 


    Fontes:
    https://br.noticias.yahoo.com/fotos/as-10-doenças-contagiosas-mais-mortais-do-mundo-slideshow/vírus-mortais-photo-1401813814470.html

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/05/virus-ebola-pode-chegar-ao-brasil-durante-a-copa-especialistas-respondem.htm

    http://www.veterinaria4patas.com.br/novidades/o-que-eu-preciso-saber-sobre-a-raiva.

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/02/07/especialista-alerta-para-doencas-que-podem-atrapalhar-a-festa-da-copa.htm


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário